Escrevendo o Briefing

O Briefing é um conjunto de informações coletadas para subsidiar os designers com dados sobre a empresa para que eles possam desenvolver seus projetos de logotipo e identidade visual. É muito importante que nele estejam informações estratégicas para a empresa e detalhes a respeito do cenário onde ela atua. Tudo isso para direcionar a melhor solução em comunicação para que a empresa tenha coerência entre o que ela é e o que ela comunica.

No Projeto nós temos uma estrutura de Briefing feita para recolher as informações essenciais para o desenvolvimento de um identidade visual. As questões a serem respondidas são as seguintes:


Nome da empresa (fantasia) - O nome que vai no seu logotipo

Link para o site - Para empresas que já tem um site no ar e querem atualizar suas identidades visuais

Sobre a empresa - Aqui vale colocar um histórico, caso a empresa já exista a algum tempo ou falar sobre como surgiu a idéia, o que você planeja para a empresa, tudo que você já sabe sobre ela é interessante.

Descreva seus produtos ou serviços - A descrição do que você precisa vender é muito importante para que os designers possam valoizar as qualidades dos seus produtos e serviços. Escreva os detalhes, pontos fracos e fortes.

Como é a sua concorrência - O designer vai entender como a sua concorrência se comunica de acordo com as informaçoes que você passar pelo briefing. Assim poderá propor uma identidade visual que seja vencedora para o seu negócio.

Descreva quem é o seu consumidor - Fala quem ele é, imagine aquele consumidor ideal, onde ele trabalha, quais são seus hábitos, que outros produtos e serviços ele compra, idade, sexo, descreva o mundo onde essa pessoa vive, assim o designer poderá utilizar uma linguagem que essa pessoa entenda bem. E sua empresa ganha muito com isso!

O que você gostaria que a identidade transmita e porque... - Quem mais entende sobre o seu negócio é você mesmo. É bom saber o que você está imaginando e planejando para que possamos tornar realidade sua estratégia. Mas também não seja fechado, com tantos designers trabalhando juntos com certeza você receberá muitas ideias que nunca imaginou, abra a cabeça e pense bem qual a melhor opção para o seu negócio.

Referências – empresas que você admira - Isso fala bastante sobre o estilo como você vai conduzir a sua empresa, e pode ajudar os designers a transferir estes valores para a sua comunicação, o seu logotipo. É uma boa fonte de inspiração bem direcionada.

Preferências – O que você gostaria de ver no projeto de identidade visual da sua empresa - Aqui é bem específico: cores, objetos, símbolos, estilos, se você fosse o designer o que você faria? Essa é a informação que precisamos. O designer deve sempre propor além do que se espera, mas é um bom parâmetro para começar.

O que você não gostaria de ver em sua identidade visual? - Tem sempre "aquilo que não pode ser". Pode ser o símbolo do concorrente, uma cor que traz uma lembrança ruim ao público-alvo, ou mesmo algo que você não se sinta confortável em ter no logotipo da sua empresa. Aqui vale dizer o que não é legal pro seu negócio.

Envie fotos da empresa, folder em pdf ou jpg. - Por fim temos um espaço pra você enviar fotos do ambiente, ou alguma outra peça de comunicação se o seu negócio já está funcionando.

Dá um pouco de trabalho responder a tudo isso, mas é essencial que os designers entendam bem do seu negócio para lhe propor uma identidade visual coerente, interessante e que traga sucesso aos seus negócios.

Abraços

Gabriel Schüler
Gestor Projeto Maestro

No comments:

Post a Comment