Acompanhando alguns projetos do Maestro dá pra perceber que cada designer tem um jeito de apresentar seus projetos diferente. Pensando nisso dei uma pesquisada nos últimos e estou compartilhando com vocês algumas dicas para ajudá-los a defender suas ideias e fazer o seu conceito ser bem entendido.
1. Lance a sua ideia, refinamentos ficam pra depois
O projeto é de risco, por enquanto temos apenas um vencedor. Então esperamos de vocês que mandem projetos sem muitos refinamentos, suficientes para passar o conceito para o cliente e demonstrar sua competência como designer. Na primeira avaliação é só o que precisamos saber.
2. O cliente está avaliando as ideias
Nós temos a figura do avaliador justamente por isso, o cliente tem algumas ideias em mente e quer saber quem chega mais perto da sua expectativa, esta é uma situação. O designer coloca através do seu desenho o conceito da emrpesa do cliente. Porém um projeto original que reflete um posicionamento empolgante para o cliente é uma criação que pode fugir ao briefing, e isso é de grande valor por aqui. Então mande suas ideias e defenda-as, por mais que elas pareçam fugir do briefing. Lembre-se as vezes o cliente não sabe qual é o seu real problema.
3. O avaliador quer conhecer a sua técnica
A figura do avaliador no Maestro é filtrar aqueles profissionais que demonstram maior capacidade de interpretação e desenvolvimento de identidades visuais, oferecendo ao cliente um filtro (que atualmente pode ou não ser aceito pelo cliente, mas estamos trabaçhando para que isso seja obrigatório).
Então quando for apresentar o seu projeto apresenteo logo e a composição das aplicações na papelaria de forma que também fique claro seu nível de conhecimento e capacidade.
4. Expresse o conceito da sua marca através da cor
A maior parte dos projetos é apresentada em fundo branco ou cinza, o que faz com que elas fiquem muito parecidas e não se destaquem. Logicamente, a marca vai ter esta aplicação, mas para vender o conceito o melhor é usar a marca em negativo com a cor preferencial ao fundo. Aqui vão alguns exemplos que achei interessantes:
5. Contextualize as aplicações
As aplicações que o cliente seleciona servem principalmente para o avaliador entender o poder da comunicação daquele logotipo e do conceito inserido nele. A composição das aplicações registram a força da identidade visual criada a partir do logotipo, por isso é interessante fazer uma aplicação contextualizada com o estilo da marca. Mais do que ser realista tente colocar o conceito da marca bem expresso. Assim você vende melhor a sua ideia e a sua técnica. Alguns exemplos dessa contextualização:
Isso ae galerinha, compartilhem com os amigos e tragam mais designers para nossa equipe, em breve teremos muitas novidades para compartilhar com vocês. Muitas mudanças e melhorias.
Abraços a todos
Gabriel Schüler
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