O básico sobre identidade visual

No mercado a palavra corrente é LOGOTIPO ou LOGO. Mas o que poucos empreendedores sabem é que quando um designer gráfico projeta um logotipo, ele projeta também vários outros elementos de identidade que compõem a comunicação da empresa.




O que é identidade visual
O conjunto destes elementos chamamos de identidade visual. O logotipo, grafismos de apoio, cores, tipografia, são todos parte deste conjunto. Porque eles são tão importantes? Bom, quando você recebe e aprova o seu logotipo, você sabe como ele vai ser aplicado nos materiais gráficos e de comunicação da empresa. Mas e um folder? E um anúncio? E as páginas internas do balanço da empresa? E o site? Aí é que entra o conjunto de elementos da identidade visual.

Este conjunto tem por objetivo dar consistência à comunicação da empresa. Seu logotipo foi criado para transmitir os valores da sua empresa. A identidade visual tem o mesmo objetivo, mas vai fazer isso permeando toda a comunicação. Isso se faz através da repetição dos elementos nas peças de comunicação, mandando sempre a mesma mensagem visual ao consumidor.

Não seja logocêntrico
O que acredito é que só um logotipo não basta. Você pode acabar tornando sua empresa "logocêntrica". Experimente fazer este teste. Pegue um anúncio e coloque a mão sobre o logo. Você reconhece a empresa? Se não, esta é uma empresa logocêntrica, se sim, este é um caso de uma identidade visual bem feita e bem aplicada.


Gabriel Schuler
gabriel@verdi.com.br

No comments:

Post a Comment