Como destruir uma marca em 10 passos

Muito se fala a respeito de como se deve construir e gerenciar marcas vencedoras. Ninguém fala no entanto na difícil arte de destruir ou manter uma marca desconhecida. Eis as leis do lost of mind, ou unbranding:


1.      Nunca se pergunte para que serve sua empresa, que benefícios ela traz à sociedade. Aliás, esqueça a sociedade pense somente no seu negócio. Sua missão é ganhar dinheiro e só. Essa coisa de planejamento estratégico e posicionamento de marca é pra quem não tem nada o que fazer;

2.      Departamento de marketing é o lugar de quem não sabe o que quer da vida. Portanto, só crie este setor na sua empresa se você não souber onde colocar seu genro chato que vive lhe pedindo uma vaguinha;

3.      Copie sempre. É muito mais barato e garantido, afinal os outros já comprovaram o sucesso. Inovação não é o seu negócio, é o da 3M, e depois do Post It nada mais precisa ser inventado;

4.      Jamais atenda uma pessoa que a sua secretária não consiga pronunciar o que elas fazem. Portanto, designers passe para o Departamento de Marketing. Se o seu genro não for capaz de despistá-los, mande-o providenciar os projetos daquilo que eles tanto tentam vender. E sem custo, afinal você nunca precisou desse tal design; Se algum idiota, mesmo assim, topar lhe apresentar um estudo da sua marca ou do seu produto forneça-lhe o mínimo de informações. Diga-lhe que são estratégicas. Se ele insistir mostre-lhe a regra #1.


5.      Caso sua equipe comercial lhe force a fazer um material de vendas, jamais contrate um profissional externo. Eles são muito caros. Instale um Corel Draw no micro do seu genro e peça-lhe para desenvolver os materiais gráficos. Se necessário, compre uma impressora colorida.

6.      Recuse padrões. Sua empresa é moderna, flexível e democrática. Todas as pessoas, de todos os setores podem propor mudanças na Identidade Visual, e por que não, também na marca. Assim, se a Engenharia prefere aplicar a marca em fundo azul na apresentação dos seus projetos, o RH prefere o fundo vermelho no mural interno, pois combina mais com as fotos de final de ano, e a Informática aplicou um degradê e uma perspectiva na marca, para deixá-la “mais moderninha”, não há problema nenhum com isso.


7.      Mudanças nas embalagens do seu produto somente após uma queda brusca nas vendas. Se isso acontecer, peça para a gráfica fazer 03 modelos diferentes para que você possa escolher em casa junto da sua mulher. Mas faça-o no final-de-semana, para não perder tempo com estas chatices.

8.      Se as vendas continuarem caindo baixe seus preços, mesmo que você já seja o mais barato. Clientes sempre ficam felizes com promoções.


9.      Permanecendo em queda, verifique finalmente o que seus concorrentes estão fazendo. Se todos mudaram alguma coisa nos seus produtos, embalagens ou marcas só então peça para seu genro lhe apresentar um estudo. Ele já deve estar craque no Corel Draw.


10.  Se o resultado não for satisfatório, convoque designers, publicitários, arquitetos e qualquer  sorte de profissional que aceite fazer um projeto para reposicionar sua marca no mercado em 05 dias. Ressalte que se trata de uma empresa organizada, com prazos rígidos. Não responda perguntas sobre conceitos e atributos de marca. Não há tempo para ficar filosofando. Passe um briefing bem objetivo: “Precisamos aumentar nossas vendas no mercado.”


José Antônio Verdi
Diretor da Verdi Design
ze@verdi.com.br

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