'Preciso de um novo logo'. Por onde começar

A gente sempre vê projetos inpiradores, grandes empresas que mudam suas identidades visuais, se reposicionam no mercado (e fazem sempre um bom alarde com isso). E isso motiva! Os empreendedores sabem bem do que eu estou falando.
Muita gente entra em contato com a Verdi porque precisa mudar. Só isso (como se fosse pouco). Como mudar, e mudar para onde é a questão. E são essas decisões entre a decisão de mudar e a implementação da mudança que o empreendedor e o designer devem trabalhar juntos.

O cliente e o designer
Juntos porque um complementa o outro. O empresário (cliente) entende do seu negócio, do seu mercado, da sua empresa, ele geralmente sabe o que ele é. O designer, ou escritório de design, por sua vez faz sua análise a respeito do problema do cliente para lhe propor uma nova visão sobre o problema, ou, se o problema estiver bem definido, o novo projeto de identidade visual - O polêmico novo logo. (esse choque da mudança é um bom tema para um próximo post).

Criando coerência
Já li em vários lugares diversos motivos de porquê uma empresa deve atualizar sua identidade visual. Do meu ponto de vista, o mais importante deles é a coerência. Comunicar de forma clara aquilo que você é. Ponto final. Uma boa equipe de design sempre vai lhe trazer boas formas para tanto (e cores também hehehe). Se o seu logotipo está desatualizado, não condiz mais com a realidade da empresa... está na hora...

Mais conteúdo
Pra quem está pensando no assunto, aí vai um site só com atualizações de marcas internacionais importantes. Aliás, esse site tem muito conteúdo legal sobre identidade visual, e porque funciona investir nisso.

http://identityworks.com/

Vem muito conteúdo por aí, podem esperar. E comentem à vontade.

Gabriel Schuler
twitter.com/gabrielbat
gabriel@verdi.com.br

2 comments:

  1. Simples, explicativo e direto. Se cada cliente que, de uma ou outra forma, interagem conosco soubesse essa essencia, certamente mais certeiro seria este "polêmico novo logo." Certamente mais coerente.

    ReplyDelete
  2. Estamos gerando conteúdo justamente para diminuir esta lacuna. Fiquem à vontade para passar o conteúdo para clientes de vocês.

    ReplyDelete