Os Pontos de Contato da sua marca

Uma das melhores formas para determinar quais as suas mais importantes ferramentas de comunicação com certeza é o mapeamento de touchpoints ou pontos de contato da marca. Agora vamos entender melhor do que se trata.


O que são os pontos de contato
Os pontos de contato são todas as formas de comunicação que uma empresa tem com os seus públicos. Os pontos em que a pessoa e a empresa se encontram. Tanto clientes quanto público interno, fornecedores,vizinhança, enfim, todos os stakeholders da empresa. Os pontos de contato são todas as interações que sua empresa tem com estes públicos, e portanto, é a forma como ela se apresenta e se comunica com o mundo.

Mapeando os pontos de contato
Mapear os pontos de contato é relativamente simples. Basta se colocar no lugar do seu público. Por exemplo: o dono de uma loja de calçados quer mapear os pontos de contato de seus clientes. Ele deve pensar em como o cliente interage e com o que ele interage. Podemos listar a fachada da loja, que é a primeira coisa que ele vê, lá também está o logotipo, temos a vitrine com os produtos preços e outras peças como posters. Depois o ambiente da loja, os atendentes, o provador o caixa e as embalagens que ele leva pra casa. 
Com este mapa na mão você consegue enxergar o que é mais importante e impactante e assim investir nisso.

Por que eles são importantes
Só entendendo a forma como você se comunica é que você poderá dominar e aprimorar a sua comunicação. Você consegue a partir do mapa direcionar corretamente investimentos para os pontos de contato mais pertinentes e trabalha os menos impactantes de acordo com a sua importancia. Já imaginou se o dono da loja de calçados tivesse investido uma grana preta com envelopes super personalizados com papel especial e cheio de acabamentos? Seria um desperdício não?

Mapeie os seus pontos de contato. Vale muito a pena. E se precisar de ajuda, comente aqui embaixo que agente troca algumas ideias!


Gabriel Schuler
gabriel@verdi.com.br

No comments:

Post a Comment