Um grande passo para o design brasileiro

Recentemente, no dia 11 de março, foi realizada uma Assembleia de fundação do Sindicato das Empresas de Design do RS. Mais de 30 empresas estavam representadas na ocasião onde foram aprovados por unanimidade a fundação da entidade, estatuto, diretoria e a adesão ao Sistema Fecomércio.
Para o Sindesign/RS existir de direito falta apenas a homologação do Ministério do Trabalho. Motivações não nos faltaram para lutar por isso, somos uma categoria ainda marginalizada, vivemos num limbo entre a arquitetura e a propaganda e carecemos de uma maior representatividade política. Vamos lutar para que governos e empresas públicas comprem design corretamente, para que nossa categoria seja finalmente prevista como uma atividade econômica na receita federal, para que não fiquemos a mercê dos contadores na hora de enquadrar nossas empresas em algum sindicato.

O design é uma atividade ainda recente no Brasil se comparado a outras mais tradicionais, seu início formal pode ser associado a fundação da Escola de Desenho Industrial da UFRJ, em 1960. Mas de lá para cá esta atividade cresceu muito, hoje, somente no RS existem mais de 20 universidades e instituições de ensino superior formando profissionais nas diversas áreas do design como programação visual, design de produtos, moda, design digital, entre outros. Durante muitos anos lutamos pela regulamentação profissional, mas isso ainda parece muito distante, se não impossível, talvez até pela pressão e lobby de atividades já regulamentadas e que não querem perder algumas de suas reservas de mercado. O Sindesign surgiu como uma alternativa a isso, com a pretensão de dar mais legitimidade a nossa atividade, estabelecer critérios para licitações, discutir a convenção coletiva de trabalho com os sindicatos laborais que prevêem designers nos seus quadros e estabelecer um diálogo com a classe política para defender nossos anseios.

Outros estados já manifestaram interesse em seguir este modelo, o que nos mostra que estamos no caminho certo e que possivelmente mais sindicatos surgirão pelo país para lutar pelo design, a exemplo do que algumas bravas associações vem fazendo em estados como RS, PR, SP, PE, BA entre outros. Apesar de estarmos há alguns anos envolvidos na criação deste sindicato, podemos dizer que a caminhada está apenas iniciando, e será muito longa. Demos o primeiro passo.

JOSÉ ANTÔNIO VERDI
ze@verdi.com.br
Sócio da Verdi Design

No comments:

Post a Comment