Mudança ou Evolução de Marca?

Quem trabalha com desenvolvimento de marcas, como eu, ouve diariamente um argumento do tipo “nossa marca tem mais de 20 anos, não pode ser mudada”. Sem dúvida quem apresenta um argumento como este é alguém preocupado com seus consumidores, afinal eles sempre viram aquela marca assim. Mas cuidado, existe uma grande diferença entre mudar e evoluir.
Mudar de marca é para quem está visando novos mercados, está mudando seu posicionamento, ou tem uma logomarca pouco expressiva, com baixa assimilação, o que gera um baixo reconhecimento. Evoluir é fundamental para todas as marcas. Cada símbolo, logotipo ou representação gráfica leva consigo característícas e conceitos do seu tempo que foram incorporados pelas empresas nessas determinadas épocas. Estes conceitos precisam ser revistos constantemente.

Pesquisas feitas nos EUA, indicam que, uma Identidade Visual (incluindo-se a Logomarca e os elementos gráficos que a complementam) dura, em média, 07 anos. De acordo com cada setor, a velocidade da mudança pode ser diferente, mas todos sofrem mudanças de conceitos. Tomemos de exemplo os Bancos: há menos de 20 anos atrás, todos os bancos precisavam passar a idéia de solidez, segurança e confiança. Com o passar dos anos sobraram apenas os grandes bancos e a evolução deles é serem ágeis, tecnológicos e com soluções personalizadas, mesmo sendo sólidos. Cada qual com seu posicionamento, praticamente todos os bancos, mudaram ou evoluíram suas Identidades Visuais, adequando-se a estes novos conceitos. Existem cores, formas e tipologias que transmitem agilidade, tecnologia, ou seja qual for o conceito que a empresa está buscando. Este é o papel do design gráfico, do bom design gráfico: reconhecer quais são os atributos “imutáveis” da marca e alterar somente aquilo que não contribui para os valores atuais da empresa, recolocando a marca no seu tempo, se possível, um pouco à frente.

José Antônio Verdi
Diretor da Verdi design
ze@verdi.com.br

2 comments:

  1. Zé, Parabéns, novamente o texto está muito pertinente. Concordo com tudo que disseste. Uma única questão me vem a cabeça. O eterno duelo da Coca x Pepsi. A Coca mantém sua Logomarca intocada, enquanto a Pepsi moderniza sempre que pode. E no fim, ninguém bebe mais Pepsi por causa disso. Inclusive, após a última mudança, e aquela história absurda de orientações magnéticas terrestres que vazou na internet, a Pepsi tá mais com cara de perdida do que moderna.

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  2. Andre, a PEPSI sofre de esquizofrenia. Hoje anda de terno ouvindo Mozart e amanhã aparece de regata e colar de prata ouvindo Justin Timberlake. E que que a gente acredite nela. Mas não vamos confundir esquizofrenia com flexibilidade. Tem uma marca de skate americana que muda seu logo a cada 6 meses. Esta é a identidade deles...uma postura mutante. Mas eles são consistentemente mutantes. E o público deles adora este comportamento. Já a Pepsi, para começar eles se dizem ousados mas nunca tiveram coragem de abandonar qualquer coisa de sua identidade para construir algo novo e mais relevante. Como a péssima combinação de cores Azul / Vermelho, que é ótima para organizações, corporações e até nações, mas péssima para produtos alimentícios. Tenta imaginar uma caixa de Pizza congelada azul e vermelha no supermercado! Ou uma margarina azul e vermelha! Também já deviam ter jogado fora esta bolinha deles que não diz nada, não vende e não fica na memória. Parece 200 outras marcas. Em 10 minutos de pesquisa na internet eu acho outras 10 marcas com uma bolinha e um ondulado tipo Ying-Yang, nas cores azul e vermelha. E nenhuma vai ser de marca de alimentos... Vai ter a Korean Airlines, alguma empresa de telecomunicações, e outras corporações. Bom para a Coca, que tem um estilo único e só muda a roupa para ficar atual. E faz isto na propaganda, não na sua identidade visual.

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